Expedições na Ámerica do Sul

Blog Oficial de Freddy Duclerc

Escrevi este artigo para o Portal Extremos e transcrevo aqui em meu Blog!

Chile e Argentina se destacam por ter excelentes Guias Profissionais de Montanha!

No Brasil os Guias de Montanha são visto e escolhidos apenas pelo preço! Na maioria das vezes, são poucas as pessoas que associam o sucesso de sua experiência na montanha com segurança a ter um excelente Guia de Montanha.

No Chile e Argentina os Guias de Montanha são vistos e contratados pela sua experiência, qualidade e aventura segura que pode oferecer.

De longa data o Brasil patina em ter excelentes Guias Profissionais de Montanha, com quantidade e qualidade, apesar de termos bons guias, mas poucos e são sempre os mesmos, bem conhecidos por quem pratica montanhismo e trekking.

Não temos escolas boas para formar guias “Gestores de Expedições” em montanhas, não apenas aquele que leva ao destino e sim o que tem cuidado pelo psicológico, bem estar, segurança e logística.

ascensao_marmolejo_santiago_chile_freddyduclerc

Estamos distante de termos uma classe profissional unida de guias de montanha, com qualidade e quantidade.

No Chile e Argentina os Guias Profissionais fazem faculdade, investem em obter grande conhecimento e cultura de montanha e natureza antes de guiar pessoas.

Na Bolívia, são raros os bons guias profissionais, são formados pela própria montanha, que é às vezes uma grande escola, mas não supre a necessidade de segurança de quem visita.

No Peru temos Excelentes Guias formado por algumas escolas de guias de montanha “Casa de Guias”, um guia de montanha em Huaraz, formado pela Casa de Guias, no mínimo tem que subir o o cume do Pisco, 9 vezes a 5750m para poder Guiar pessoas.

marmolejo-santiago-chile-freddy-duclerc-51

No Brasil  o guia é escolhido apenas pelo preço e não pela sua experiência!

No Brasil infelizmente pela falta de profissionalização de bons guias de montanha, o guia é visto apenas pelo preço, e não pela sua experiência, pelo investimento que realiza em novos destinos, investimentos em equipamentos pessoais, cursos, segurança que ele traz e o conhecimento que proporciona entre tantas características e qualidade que pode oferecer.

Muitas vezes é visto com preconceito, cheguei a ouvir de uma pessoa que Guias são Mercenários, por cobrarem para levar pessoas. Esse é o termômetro da falta de cultura da profissionalização de Guias de montanha ou natureza no Brasil.

Os guias que levam para turismo convencional já tem um outro Status, são vistos como parte integrante da viagem e sem preconceito. Apesar disso tenho viajado com pessoas que tem a real noção, de quanto vale um sonho, uma experiência exclusiva, uma aventura com um retorno seguro mesmo com risco que exige uma expedição em lugares remotos.

Fica a minha proposta de refletirmos! Sinto-me na obrigação de multiplicar uma “Cultura e Montanha” e de bons Guias Profissionais em Montanha.

freddyduclerc_tocllaraju_cordilheirablanca

Um excelente Guia de Montanha é como um excelente Engenheiro, Administrador, Médico, Executivo…

Atleta Patrocinado: The North FaceGarmin e Lojas Mundo Terra

Conheça o Portal Extremos

 

Sobre Freddy Duclerc

É responsável pelas operações de Turismo de Aventura; Trekking, Ascensções e Escaladas em média e alta montanha na América do Sul na “Freddy Duclerc Expedições”. Saiba mais

Google+

Receba agenda dos próximos Trekking e Expedições pelo WhatsApp.
adicione a sua agenda
+55 11 98165 0990
Envie por WhatsApp “Agenda Trekking” e receba informações, promoções e descontos.
Apoio/Patrocinio
Parceiros
selo15anos

Freddy Duclerc

Expedições na América do Sul

WhatsApp!: +55 (11) 98165 0990
Telefone: +55 (11) 2507 4480
(Atendimento personalizado de segunda à sexta das 9h às 18h)

© 2016 Freddy Duclerc - Expedições na Ámerica do Sul. Devenvolvido por Studioz4 | Política de Privacidade

Pin It on Pinterest

Shares
Share This